Falta de água em Itapetinga ainda não virou tema em sites

(Vejam também a matéria mais nova sobre uma outra falta de água em Itapetinga do dia 22/05/2013.)

Como a presente falta de água em alguns bairros de Itapetinga-BA, que já dura desde a segunda-feira dia 05/11/2012 até agora (meio-dia da quinta-feira dia 08/11/2012) nos bairros mais elevados da cidade,  ainda não virou tema nos jornais eletrônicos mais importantes desta cidade, vamos ser então os primeiros. Nem a SAAE na sua própria página admite este problema em lugar visível ou clicando em "notícias" (alí, somente aparecem notícias ultrapassadas).

Esta crítica se direciona principalmente aos responsáveis desta autarquia pela política de informação à população. Mesmo reconhecendo que as emissoras de rádio e os boatos ainda predominam como meios de informação neste município, vale ressaltar que já chegamos no século 21 e que nós clientes da SAAE estamos pagando inclusive pela manutenção do site da SAAE. Não custa nada postar neste lugar as informações atualizadas que a população espera, inclusive para evitar sobrecarregamento dos próprios funcionários que atendem os telefones pelas quais a população está cobrando maiores explicações sobre o reestabelecimento do serviço.

Fica mais estranho ainda o fato da SAAE somente liberar informações de fatia em fatia, e somente após a pressão da população e das radioemissoras, uma vez que hoje (08/11/2012) um responsável da SAAE explicou na Radio Fascinação AM que o responsável pela interrupção do serviço nem é a SAAE, mas sim a COELBA, a fornecedora da energia elétrica para a casa de bomba na captação no Rio Catolé, pois lá teria continuadas quedas de energia. Com isto, faltaria quantidade de água para também abastecer os bairros mais elevados da cidade.
Represa de captação da SAAE no Rio Catolé Grande, Itapetinga



Esta última alegação ainda joga um luz questionavel no preparo da SAAE para lidar com maiores períodos de desabastecimento. Ao invés de estabelecer um racionamento de água que beneficiaria revezando os bairros em baixadas e depois os bairros mais elevados, toda água está caíndo somente nos bairros situados em baixadas segundo relatos dos moradores e comerciantes. Nós do site mapaitapetinga.com.br acreditamos que isto inclusive é resultado do crescimento sem plano diretor desta cidade, que dificulta uma divisão em setores de altitude, prerequisito para um gerenciamento eficiente do abastecimento em caso de maiores faltas de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário